Estar perto é mais gostoso!

16:17 Equipe Das Letras 0 Comments


“A distância é como os ventos: apaga as velas e acende as grandes fogueiras.”
François La Rochefoucauld
Estava observando a lareira, num daqueles momentos de bobeira, quando não estamos fazendo nada, mesmo tendo muito a se fazer. São momentos de atenção, não? Diz-se que hoje em dia, mesmo com nossa capacidade de realizar múltiplas tarefas, somos extremamente deficientes no que tange a concentração e atenção.
Bem, mas voltando a lareira, que é o que interessa, observei com atenção, o queimar da lenha… Vi que quando a lenha estava próxima, queimava bem, suas chamas eram altas, aquecia. Porém quando as brasas se dispersavam, aos poucos, a chama ia se apagando, morrendo aos poucos, e, claro, deixando de aquecer. Somos meio que como lareiras não é mesmo?
Quando estamos próximos, aquecemos e somos aquecidos, é impossível vibrar, exultar, quando se esta sozinho. Estar sozinho é estar como brasa sem fogo, apenas queima, não aquece. Só a brasa não tem graça, não serve, não muda o clima do ambiente, em resumo, é sem graça.
Na síntese do resumo condensado, temos mesmo é que por lenha na fogueira. Deixar queimar, sem medo de ser feliz, deixar que o fogo entre e derreta o gelo que insiste em se fixar no coração. Não é que a gente queira um coração congelado, mas… Acontece que as vezes, na vida, assim como não mandamos na temperatura do mundo, acabamos quebrando o termostato que regula a temperatura do coração! E como não somos geladeira, não tem como resolver com a assistência técnica. Triste não?
Mas sempre existe uma brasa, procurando por uma outra, para queimarem juntas, aquecerem juntas, fazerem fogo alto, que ilumina. Essas brasas são as amizades, os amores, as cores, os sabores… Procure, olhe para os lados, as brasas estão por ai… Sozinhas, são inúteis. Juntas, aquecem o coração.
Por Patrick René

You Might Also Like

0 comentários: