Não diminua o anel, aumente o diamante!
“Nunca houve uma noite, ou um problema, que pudesse derrotar o nascer do sol ou a esperança.” (Bern Williams)
Numa dessas noites, não muito frias de inverno, onde é possível manter a janela aberta, mesmo batendo lá fora seus 10°, na companhia de uma amiga, daquelas em que sabemos tratar-se de uma mesma alma em dois corpos, soltei a frase que dá título a este texto. Explico:
Bebíamos um destilado em taças grandes, ao som de um instrumental indiano, com luz amarela baixa, um incenso de ervas queimava no incensário, falávamos da vida, do que deixávamos pelo caminho, quando, no rumo das trivialidades ela me diz: “Olha, meu anel esta muito grande! Preciso diminuir…”, soltei então, o que dá título a este texto: “Não diminua o anel, aumente o diamante!”.
Não é preciso chegar a mais tenra idade, para sabermos que da vida, não se diminuem as coisas boas! Eu não estou falando de bens materiais, de forma alguma, estou falando de momentos, de sentimentos, de trivialidades que fazem a vida valer a pena, pois ao contrário do que dizia o filósofo, vale a vida sim, mais que um centavo!
Quantas vezes, o trabalho, os ciclos sociais, as coisas “da moda”, os afazeres, nos furtam os melhores momentos da vida, como almoçar em casa com a família, ver um filme e comer pipoca em meio aquela algazarra de crianças correndo em frente à televisão, e as conversas paralelas que atrapalham os silenciosos, de ver o filme, mas que se transformam em momentos memoráveis?
Durante o correr da vida, abrimos mão de muitas coisas boas, ao passo em que somos bombardeados com responsabilidades, a necessidades de prover o lar, de sermos ponderados, não por os cotovelos sobre a mesa durante o jantar… Ufa! São tantas coisas, que de escrever já cansa. Ainda diminuir as coisas boas?
Parece que muitos de nós desaprendemos a fazer contas de soma, alguns sabem apenas subtrair, seu tempo com as crianças, com os animais, com a família a mesa, seu tempo de leitura, o tempo só seu… Nossa! Um tempo só meu? Se você fez essa pergunta, esta na hora de aumentar o diamante, e, esquecer essa história de diminuir o anel.
A vida é repleta de coisas boas, elas estão ao nosso redor, em todo o tempo, precisamos reaprender a ver, observar, sentir, parar… Experimente as coisas “pequenas” da vida, como regar uma flor, passear com os cachorros (e se não tiver um, não compre, adote!), ouvir uma boa música, ler um bom livro, tomar um bom chá, preparado cuidadosamente com mel, algumas gotas de limão… Ficar a sós, com você e mais ninguém… Faça isso, faça tudo… Só não diminua o anel, aumente o diamante!
Por: Patrick René

0 comentários: