Perigo é machucar a flor!
Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.
(Antoine de Saint-Exupéri)
Pese antes de qualquer consideração, que toda flor, e isso é inerente, nasce perfeita. Sem defeito. Sem mácula, não há o que se consertar em uma flor. É linda. Mas e quando se machuca uma flor?
Pecado! Imperdoável! Não se machuca um flor… Flores são para ser cuidadas com esmero, admiradas, regadas, protegidas… Tudo mais que for inerente a preservação de uma flor, some-se a este parágrafo. Assim, cuida-se de uma flor: Com amor.
Existem flores por ai, machucadas, querendo murchar, esquecendo da própria beleza, deixando de sentir o próprio perfume, de admirar as próprias cores, seu balançar quando do bater o vento… Flores que cometeram o maior de todos os pecados: Esqueceram-se do fato, de que, a pesar de terem sido machucadas pelos espinhos, continuam sendo flores.
Outras foram abandonadas, não literalmente, continuavam lá, plantadas no vaso de casa, mas sem serem regadas, admiradas, cuidadas, deixadas para morrer. Deveria resistir a flor? Sim, claro que sim! Mas teria preferido morrer?
Temos flores morrendo por todos os lados, vítimas de espinhos, aos quais não deverei mensurar neste texto, este não é o objetivo, mas, o fato, e, este sim quero pesar bem, é que algumas destas flores precisam apenas de um espelho. Presenteemos as flores com espelhos de bolso. Mostremos a estas flores quem na verdade são, para que voltem a exalar seu perfume, reencontrem sua beleza, voltem a ser flor.
Inerente que também as flores possuem seu quartinho dos fundos, onde, como nós, guardam suas quinquilharias, coisas que machucam e por isso devem ficar lá, guardadas para não ferir ainda mais as pétalas já tão machucadas… Mas, fato é que flor não tem quarto…
Então, deixo aqui o recado para as flores, que por ventura estejam feridas, machucadas, que tenham esquecido do próprio perfume, da própria beleza e do quanto são lindas: Em alguns momentos da vida, “A única saída é passando!”
Precisamos passar pelas coisas da vida, mesmo que doa, e vai doer, mas precisamos passar… Pelas palavras que ferem o fundo da alma, pelas atitudes que destroçam o coração, pelas frases ditas que ferem mais do que tapa… Precisamos passar, não existe parada, a única, eu disse, única, saída é passando.
Precisamos andar, precisamos trilhar e precisamos passar, chegar ao final do ciclo, erguer a bandeira da vitória, mas termos a consciência de que se for necessário teremos de passar de novo, e de novo, e de novo, e quantas vezes forem necessárias, mas não podemos nos esquecer do perfume que outrora exalamos, da beleza que ainda podemos fazer brotar, e do que realmente importa, e isso continua, continuará dentro de nós quantas vezes passarmos. É preciso passar, só quem passa sabe o que é a vida, e, repito: A única saída é passando!
Podemos ficar um dia inteiro dentro de uma garagem que isso não fará de nós um carro. Permanecer no mesmo lugar, não fará o tempo voltar, as pessoas mudarem, as palavras que machucarem serem desditas, as feridas fechadas, não, de forma alguma, precisamos superar, e, passar, deixar para trás, correr atrás do perfume, da beleza, do amor, e acreditar que a primavera voltará e com ela a flor que hora esta murcha logo será nova, com novo perfume, cores mais vivas, pois, mesmo passando pela mais forte dor, na primavera, toda flor de verdade… Se renova!
Passando o inverno, período que faz sofrer a flor, vem a primavera, que devolve o brilho, as cores, o perfume, e, que portanto, renova a vida. Mesmo que a flor tenha sido arrancada para enfeite, apenas para assim ser usada, quando lançada fora, volta a brotar, e da semente, renasce ainda mais linda.
Flor é assim, ninguém consegue matar… Flor ninguém mata, pois por mais que o mundo pareça florido, flor como esta, a qual me refiro, acreditem leitores, só conheci uma. Muito provavelmente, a mais linda de todas as flores.
Para uma certa flor, que em breve, estará em plena primavera…
Por Patrick René

0 comentários: