Esmero é luxo!
“Esmere-se para
realizar uma obra, seja ela simples ou complexa. O valor de uma pessoa pode ser
medido pelo esmero das suas
realizações.”
(Inácio Dantas)
O dicionário etimológico, mostra-nos que a
palavra esmero, vem do latim, EXMERARE, “purificar, tornar limpo”, de MERUS,
“puro, sem mistura”. O dicionário Michaelis da língua portuguesa, traz a
palavra o seguinte significado: cuidado,
apuro, perfeição com que se faz alguma coisa. Correção. Primor. Cuidado extremo...
Quando afirmei no inicio do texto que
esmero é luxo, não estava apenas jogando uma palavra no papel... de maneira
alguma... estava refletindo de forma profunda sobre seu significado e
importância em nossas vidas, e, principalmente do papel preponderante das ações
realizadas com esmero em nosso dia a dia.
Observava a imagem de uma refeição,
preparada em uma casa simples, mas, feita, notoriamente com grande esmero,
apuro, perfeição, cuidado... Que imagem sublime! O esmero faz da simplicidade
extrema, o mais sofisticado luxo. E isso é uma constatação. Por mais simples
que uma pessoa possa ser, por mais humilde que tenha sido sua criação, ou,
também o contrário, por mais rico que seja um individuo, e, por mais luxuosa
que tenha sido sua criação, ambos, indiscutivelmente, possuem a sensibilidade
necessária para perceber o esmero, seja em coisas, pessoas ou fatos... Explico!
Se
lhe convido para um café, em minha casa, tenho vários tipos de xícaras, e,
aqui, preferimos aquelas canecas maiores, coloridas, em fim... Todavia quando
recebemos uma visita, e, servimos café, não olhamos para as canecas, buscamos
as xícaras, lá no fundo do armário, o pires, a colher dileta, um guardanapo
adequado, juntamos a este um pequeno copo com água, levamos até o local em uma
bandeja bonita, com um açucareiro legal, tudo feito com muito esmero.
Entretanto as xícaras poderiam ser de plástico, a colher de madeira, bem
lixada, limpa, o guardanapo de pano, cortado e bordado a mão, a bandeja de
madeira, o café já viria adoçado, no ponto, perfeito, a fim de agradar qualquer
gosto, na bandeja, aposto, viria um copo de água com flores dentro... Isso é
esmero... Da melhor porcelana ao mais simples plástico... Mas fosse qualquer
das situações onde apenas se preparasse o café se alcançasse a xícara na mão, o
se gritasse da cozinha quantas colheres de açúcar se desejaria, ali, neste ato,
faltaria o esmero.
Não
que se estivesse servindo o café de má vontade, não, se estaria servindo da
mesma forma o café, mas sem esmero... Com esmero é mais gostoso...
Na
vida, não diferente do café que servimos, o esmero, cuidado, zelo, com que
fazemos as coisas, possuem um papel transformador em nossos atos. Dai sua
importância. Quem se esmera no que faz, faz da pedra, diamante, da escuridão,
plena luz, da simplicidade, luxo...
Quando
nos esmeramos, damos o melhor de nós, e, quando isso acontece, somos plenos.
Esmerar-se, faz do mundo, um lugar melhor... Quem se esmera, cuida, preocupa-se
com o outro... Sempre acreditei que a gentileza, gera, indubitavelmente,
gentileza...
E
como é mês das crianças, cito Vinícius de Moraes, em uma cantiga dos
pequeninos, mas que pode nos ensinar muito, se sobre ela refletirmos... A
final, aprendi com um amigo, de alma nobre, que... Pensar não dói...
“Era uma casa
muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia
entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia
dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia
fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos
bobos, número zero”


Quando nos esmeramos, damos o melhor de nós, e, quando isso acontece, somos plenos. Esmerar-se, faz do mundo, um lugar melhor... Quem se esmera, cuida, preocupa-se com o outro... Sempre acreditei que a gentileza, gera, indubitavelmente, gentileza...
ResponderExcluirLindo!
Que primorosa lição em seu belo texto.
ResponderExcluirParabéns caríssimo amigo Patrick René.
Jane Di Lello.