Não diminua o anel, aumente seu diamante!
"Nunca houve uma noite, ou um problema, que pudesse derrotar o nascer do sol ou a esperança.” (Bern Williams)
Numa dessas noites, não muito frias de inverno, onde é possível manter a
janela aberta, mesmo batendo lá fora seus 10°, na companhia de uma
amiga, daquelas em que sabemos tratar-se de uma mesma alma em dois
corpos, soltei a frase que dá título a este texto. Explico:
Bebíamos um destilado em taças grandes, ao som de um instrumental
indiano, com luz amarela baixa, um incenso de ervas queimava no
incensário, falávamos da vida, do que deixávamos pelo caminho, quando,
no rumo das trivialidades ela me diz: “Olha, meu anel esta muito grande! Preciso diminuir…”, soltei então, o que dá título a este texto: “Não diminua o anel, aumente o diamante!”.
Não é preciso chegar a mais tenra idade, para sabermos que da vida, não
se diminuem as coisas boas! Eu não estou falando de bens materiais, de
forma alguma, estou falando de momentos, de sentimentos, de
trivialidades que fazem a vida valer a pena, pois ao contrário do que
dizia o filósofo, vale a vida sim, mais que um centavo!
Quantas vezes, o trabalho, os ciclos sociais, as coisas “da moda”, os
afazeres, nos furtam os melhores momentos da vida, como almoçar em casa
com a família, ver um filme e comer pipoca em meio aquela algazarra de
crianças correndo em frente à televisão, e as conversas paralelas que
atrapalham os silenciosos, de ver o filme, mas que se transformam em
momentos memoráveis?
Durante o correr da vida, abrimos mão de muitas coisas boas, ao passo em
que somos bombardeados com responsabilidades, a necessidades de prover o
lar, de sermos ponderados, não por os cotovelos sobre a mesa durante o
jantar… Ufa! São tantas coisas, que de escrever já cansa. Ainda diminuir
as coisas boas?
Parece que muitos de nós desaprendemos a fazer contas de soma, alguns
sabem apenas subtrair, seu tempo com as crianças, com os animais, com a
família a mesa, seu tempo de leitura, o tempo só seu… Nossa! Um tempo só
meu? Se você fez essa pergunta, esta na hora de aumentar o diamante, e,
esquecer essa história de diminuir o anel.
A vida é repleta de coisas boas, elas estão ao nosso redor, em todo o
tempo, precisamos reaprender a ver, observar, sentir, parar… Experimente
as coisas “pequenas” da vida, como regar uma flor, passear com os
cachorros (e se não tiver um, não compre, adote!), ouvir uma boa música,
ler um bom livro, tomar um bom chá, preparado cuidadosamente com mel,
algumas gotas de limão… Ficar a sós, com você e mais ninguém… Faça isso,
faça tudo… Só não diminua o anel, aumente o diamante!
Fale comigo: patrick.canterville@aol.com


Gostei muito do texto e da reflexão! ;)
ResponderExcluirBelo texto. Era tudo que eu precisava para o dia de hoje. Obrigada. Estava prestes a diminuir o tamanho do anel, mas percebi que preciso mesmo é aumentar o tamanho do diamante. Tenha um lindo dia. Beijos
ResponderExcluirhttp://mundocoloridodebia.com/
Ótima reflexão. De fato temos que focar para as coisas boas do dia, não abrir mão de nossa felicidade e, simplificar as coisas.
ResponderExcluirhttps://oconhecimentolivre.wordpress.com
https://www.facebook.com/groups/blogueiroscooperativos/