Você já amou pela beleza do gesto?

12:48 Equipe Das Letras 2 Comments


Você já mordeu uma maçã com todos os dentes? Já teve essa sensação única que parece quebrar todos os seus dentes, ao mesmo tempo em que a boca lhe é tomada pelo doce e ácido sabor da maçã? O amor é assim, é como morder uma maçã com todos os dentes. Acontece que algumas maçãs são duras!
Eu não tenho dúvidas de que a maçã é a mais bela, mais romântica e sensual de todas as frutas. Noutros tempos o rapaz apaixonado escolhia e polia a mais bela de todas as maçãs para dar a donzela amada. Uma maçã, não uma jaca ou uma banana. Penso que o amor é mais uma questão de gesto que de poesia. A pergunta que enuncia esse fatídico texto me fez perder as noites de sono a já vários dias: Você já amou pela beleza do gesto?
Após minhas divagações cheguei a conclusão que até hoje ninguém foi capaz de amar senão pela beleza do gesto. Sim! Quando você nem mesmo conhece a pessoa, se quer teve contato com ela, mas se apaixona, ama, por que? Pela beleza do gesto! Quantas musicas falam no doce olhar, na beleza do movimento dos cabelos, na meiguice com que se movimenta e coisas do tipo. Não nos apaixonamos por pessoas mas pela beleza de seus gestos. Quem suporta um lindo e escultural corpo que no entanto tem gestos de um troglodita neandertal das cavernas? Talvez por algum tempo, mas é na beleza do gesto que se encontra o poder de encantar.
É claro que a beleza física seduz, excita, deixa-nos cheios de tesão, mas o encantamento, o que realmente liga uma alma a outra é a beleza do gesto!
Porque ao querer amar
Pela beleza do gesto,
O verme da maçã
Escorrega-nos entre os dentes
E roe-nos o coração,
O cérebro e o resto.
Esvazia-nos lentamente.

Mas quando ousamos amar
Pela beleza do gesto,
Esse verme na maçã
Que nos escorrega entre os dentes
Toca-nos o coração,
O cérebro e deixa-nos
O seu perfume lá dentro

Os amores passageiros,
Fazem esforços inúteis.
As suas carícias efêmeras,
Cansa-nos o corpo.

Os amores que duram
Tornam os amantes menos belos.
As suas carícias usadas
Dão cabo de nós.
E você? Já amou pela beleza do gesto?

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Maravilha, acho que amar é mesmo isso...Pela beleza do gesto. Parabens pelo texto Patrick excelente pra pensar e pesar as coisas. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Acho incrível o musical que lhe inspirou e seu texto é maravilhoso. Sobre a pergunta, faria outra interpretação.
    Amar pela beleza do gesto, ao meu ver, é amar pela beleza do gesto de amar, que independe do outro. Amar pela beleza do gesto é a amar pela satisfação que esse sentimento traz, sem se preocupar se haverá correspondência. Talvez essa forma possa ser mais triste ou até irresponsável, mas sem dúvidas, para mim, é mais nobre. Buscar no amor não a correspondência, mas satisfazer-se apenas com o simples fato de sentir-se preenchido pelo amor sentido.

    Amar pela beleza do amor, Amar pela beleza do sentimento, Amar apenas por amar, amar sem pedir em troca. Acredito ser esse o amor mais bonito e desejável. Valorizo esse amor. E se perguntares a partir desse meu pressuposto, posso dizer que sim, já amei (e amo) apenas pela beleza(e satisfação) do gesto.

    ResponderExcluir