Amor é dar importância!
“Foi o tempo que perdeste
com tua rosa que fez tua rosa tão importante.”
(Antoine de
Saint_Exepéry)
Quem durante a vida, não tenta por infinitas
vezes dar um sentido ao amor, ou atribuir-lhe algum significado, mesmo sendo
vãs todas as tentativas? Isso é quase inerente ao estar vivo. Quem não ama,
apenas já esta morto e não deu-se por conta.
Não diferente dos demais, que migram suas
mentes na busca por um significado, uma teoria que explique o amor, também fui
em busca da minha. Não! Na verdade, e, a bem da verdade, foi a teoria quem me
encontrou. O que é o amor? É importar-se!
Só ama quem se importa, e, só se importa
quem ama. Perder a noite de sono por culpa do vizinho, que, ignorando toda e
qualquer norma da boa convivência, deixa seu som nas alturas a noite toda,
produz, em qualquer pessoa, raiva. Por outro lado, perder a noite de sono para
cuidar daqueles que nos são queridos, produz amor.
Dar importância é colocar o amor a
disposição de outra pessoa, é agir de forma altruísta, é manter-se vivo em meio
aos mortos, é da flor extrair o mais sublime perfume. É amar! Só vive quem se
importa, e, importar-se implica em no ato de dar importância, colocar um pouco
de amor. Amor para curar a dor, para manter viva à alegria, para dar sentido a
caminhada, para aquecer as noites frias...
Quem se importa e por consequência ama, esta
salvo! Salvo da morte em vida, que de todas as formas de morte é a mais triste;
salvo de ficar cego, mas não da cegueira física, mas daquela que não permite
ver a beleza de um dia de sol, a maravilha de um passeio pelo campo, a beleza
de uma flor, o som de uma música que conforta...
Essa noite passarei em claro. Feliz todavia.
Cuidando daqueles com quem me importo. Isso é bom! É estar vivo, ser útil, é
poder fazer de uma simples noite, que seria tomada pelo sono, um gesto, não
para os outros, mas para si, de sublime e fraterno amor.
...Perigo é a vida virar jazigo... É
tristeza sem poder chorar... É amar...
Por Patrick René


Parabéns poeta!!!
ResponderExcluirTeu Blog é lindo!!!
Teus textos e poemas, só felicidade para quem tem o prazer de lê!!!
Grata por dividir comigo!!!
Jane Di Lello.