Melhor coração partido que alma vendida!

16:11 Equipe Das Letras 0 Comments


image
“O obséquio produz amigos; a verdade, ódio.”
“Obsequium amicos, veritas odium parit.”
TERÊNCIO 185-159 a.C

Melhor coração partido do que alma vendida! Sempre preferi, sempre convivi com um coração partido, mas minha alma, essa, sempre foi minha. Não esta a venda, nunca esteve, e, afirmo, jamais estará. E esta é a única ocasião em que digo, “jamais”.
Creio piamente que na vida, podemos conviver com muitas coisas, das mais diversas, mas não se pode conviver, ou melhor, alguns que descobriram a importância do caráter, sabem ser impossível conviver consigo mesmo, quando se vendeu á alma.
Não vender á alma, é, sem dúvida, garantia de coração partido! Destroçado! Dolorido… Machucado pela dor de manter intacta á alma. Vale a pena? Sim, vale a pena!
Me disseram que nos dias de hoje ser idealista não é “funcional”, então conclui que sou uma pessoa “não funcional”. Sou extremamente idealista. Persigo meus ideais, acredito que o mundo pode ser melhor, e que, mesmo sendo perigoso ir contra a corrente, vale a pena. Vale a pena acreditar que a verdade liberta, que a honestidade será recompensada, que o amor existe, que ser altruísta tem grande valor.
Quanto ao coração partido, bem, cura-se a cada dia, com uma porção socada e sacudida, grande, de verdade, de altruísmo e com o sono tranquilo da noite. As calúnias, as difamações, as armações vis, tornam-se adubo, para regar as feridas do coração. Quando se persegue a verdade, se acredita na lei do amor, não se pode estar preocupado com o amanhã*.
E aos que ajudam a partir o coração, pois já venderam suas almas, meu muito obrigado! São o motivo do meu coração partido, mas também de eu ser o proprietário da minha alma!
*Gandhi
Por Patrick René 

You Might Also Like

0 comentários: