Quanto vale uma alma?
Melhor coração partido que alma vendida! Gosto de
escrever essa frase sempre com ponto de exclamação. Ela merece essa pontuação.
É verdadeira, quem a professa, jamais se arrependerá. Acredito nisso.
Problema é que durante nossa caminhada, por essa vida,
nesse caminho que se faz caminhando, sempre aparece alguém querendo por preço
em nossa alma. E pior, com a certeza de que poderá levá-la. Triste engano.
Minha alma, não está, nunca esteve, jamais estará a venda. Algumas coisas na vida,
de fato, tem preço. Seria tremenda hipocrisia afirmar o contrário, mas nossa
alma, bem, essa esta sempre acima do valor de mercado, a minha ao menos, avalio
assim. Valiosa alma.
Procurei uma definição de alma, mas todas, ou levavam
a um caminho ortodoxo religioso, ou demasiadamente inclinada ao ceticismo.
Ambas não me servem. Então resolvi descrever à alma como sendo a essência do
ser, aquela que leva nosso caráter, nossa moral, ética, costumes, dons e aquilo
em que acreditamos. Sou feito daquilo que acredito!
Quando falo que o não vender à alma parte o coração,
não estou sendo dramático, ou escrevendo no estilo “eu lírico”, estou sendo
literal. Não colocar nossas almas a venda, é certeza de coração partido,
dilacerado, portador de dor crônica. É o preço cobrado para se passar por este
mundo carregando à alma até o fim. Ou iríamos acreditar que isso também não
teria um preço?
Só quem não vendeu sua alma, sabe o valor que ela têm,
e, justamente por isso, não a consegue vender. Sabe que ninguém poderia pagar
seu real valor. Outro fator importante, é que àqueles que insistem em comprar
almas, já venderam as suas. Isso é demasiadamente importante!
Quem já vendeu sua alma, tentará comprar a de outras
pessoas, a final, deve ser depois que se vende à alma, que se passa a sentir
falta dela. Dói carregar nossa alma e não coloca-la a venda? Sim! Mas vale a
pena. Como diria o dito popular: Vale a pena, se à alma não é pequena!
Pode ser que o ditado não seja bem assim, mas, me veio
a mente dessa forma, então... Voltando ao assunto, descobri nos últimos meses
algumas coisas novas sobre ela, à alma. Acabei virando um curioso sobre o
assunto, descobri muitas coisas, dentre elas, que sempre que dizemos a alguém
que nossa alma não esta a venda, este alguém, passar a nos odiar. Isso porque o
aspirante a comprador já não possui mais a sua, e tem inveja profunda de quem
ainda a tem.
A segunda coisa que descobri sobre à alma é que ela
carrega de forma intrínseca o caráter, a dignidade e nossa moral. Quero abrir
um parênteses aqui, e falar rapidamente sobre o que me refiro, neste texto,
quando falo em moral. Não estou falando de moralismo barato. Estou falando do
conjunto. “Moral” vem do latim e significa “costumes”, gosto desta definição
literal, pois a moral nada mais é do que o conjunto de costumes de uma determinada
sociedade. Os romanos, buscando atribuir um significado mais amplo a palavra “ética”,
tentaram atribuir a palavra “moral”, como significado de “ética”, e se
procurarem no dicionário etimológico, encontrarão essa definição, mas aqui,
fico com a primeira. De costumes.
Compreendida a questão moral, seguimos discorrendo
sobre as descobertas relacionadas à alma – Quando estamos com o coração partido
por carregar à alma, abrimos nossa mente para uma reflexão mais profunda sobre
sua existência, sua importância, e seus significados. Isso é importante, não
apenas carregar à alma durante toda nossa existência, mas sabermos exatamente
do que somos feitos. Somos feito daquilo em que acreditamos! (repetição de
frase).
Alguns que tentam comprar almas, já não acreditam mais
em nada, e isso já os matou. Sim! Quem não consegue mais acreditar, já esta
morto e não sabe. Só estamos verdadeiramente mortos quando nos furtam a
esperança, não do verbo esperar, mas do verbo esperançar, como diria Paulo
Freire. Fica a lição de que àqueles que tentam comprar almas, são dignos de
pena e não de ódio, pois estão mortos e não sabem. Portanto com estes devemos
usar de resignação, ouvi a palavra nessa semana, da boca de alguém sábio, e ao
aprofundar sobre seu significado, achei valiosa palavra.
Portanto, aos vivos, de coração dolorido e que são
donos de suas almas, um brinde a vida! Aos demais, nossos mais sinceros votos
de pesar pelo infausto ocorrido.
Patrick René

Isso é um fato! digno de reflexões.
ResponderExcluirParabéns Patrick René, genial como sempre teus belos textos.
Jane Di Lello.