Observar, refletir, perceber: Um passo na evolução.
“Acredita-se
que só ha saber pela observação, quando na verdade só se observa o que se
consegue perceber.”
(Boris Cyrulnik)
(Boris Cyrulnik)
Quantas
vezes temos tomado atitudes sem observar, refletir e perceber? Quantas vezes
temos colaborado com os obstáculos da vida agindo como tolos, imaginando que os
acontecimentos do cotidiano são frutos da coincidência?
Tenho
aprendido muito sobre a importância da observação, da reflexão e principalmente
da percepção. Estas três palavras, acreditem ou não, podem mudar o rumo de
nossas vidas.
O
problema de nós, seres humanos imperfeitos em busca de uma evolução ética e
moral, é que não obstante nos negamos a observar aquilo que acontece ao nosso
redor, e por isso tomamos decisões erradas, andamos por caminhos tortos, e no
final o resultado é que caímos.
A
observação é a primeira etapa, quando esta é desprezada, as duas outras,
reflexão e percepção, também são esquecidas, e ao serem ignoradas trazem
reflexos inevitáveis e muitas vezes dolorosos a nossa existência humana.
Poderia
afirmar que toda dor humana, das relações humanas, vem justamente da falta
destas três etapas de análise do nosso viver cotidiano, como chamarei aqui o
nosso “existir”.
Podemos
afirmar sem receio, que a vida, o curso da vida é nada mais que uma sucessão de
acontecimentos, muitas vezes previsíveis daquilo que será a nossa futuridade,
nosso momento porvir, nosso amanha, mas que ainda assim, por teimosia, digna de
nosso estado de humanidade e apego a matéria, insistimos em prosseguir, sem
analisar as consequências, sob o angulo da observação, da reflexão e da
percepção.
Ignoradas
estas etapas do existir humano, vem as consequências de nossa negligencia. Eureca!
Como nós precisamos aprender sobre o resultado de nossas inconsequências! O
inconsequente precisa compreender de uma vez por todas, que todo seu insucesso
é fruto de sua tolice em não observar preceitos simples, de observação,
percepção e reflexão, que poderiam fazer toda diferença no curso da curta vida
terrena, mudando grandes ações que podem influenciar não somente a sua vida mas
a vida das pessoas que nos cercam.
Perceber.
Nisto reside grande valor. Ha quem passe uma vida toda sem perceber
absolutamente nada do que acontece ao seu redor. Sem perceber vivemos
catatônicos em nosso casulo de ignorância e involução, negando-nos ao obvio e
ao profundo, sendo almas de características superficiais que como a casa construída
sobre a areia do mar, desanda com a primeira e mais pequena onda.
Perceber
é a primazia da riqueza. Quem não sabe perceber os acontecimentos que nos
cercam, da vida, tiram muito pouco. A percepção esta intimamente ligada ao
sucesso do ser humano em sua vida terrena.
Ou
quer o ser humano ter sucesso sem antes compreender que as coisas tem um motivo,
e que este não pode ser ignorado simplesmente como faz a criança que vendo a
televisão não nota que esta sendo chamada pela mãe. A criança esta hipnotizada
pelo que assiste na televisão, já o homem ou a mulher que não tem percepção das
coisas, esta hipnotizada pela ignorância essencial.
Na
reflexão também a muito valor, talvez até mais do que em observar e perceber,
pois é no ato de refletir que extraímos as lições e os preceitos mais poderosos
da nossa existência terrena. A reflexão nos leva a perfeição, ao estado mais
próximo de um humanismo voltado para as coisas dignas deste mundo.
É
refletindo que evoluímos, é refletindo que crescemos, é evoluindo que
aprendemos o valor das coisas e de se passar pelas coisas, e daí que percebemos
que precisamos cada dia mais seguir preceitos básicos de vivência, como a
simples regra de observar, refletir e perceber.
O
homem que aprende a importância de observar as coisas que acontecem ao seu
redor é um homem que aprendeu que a vida é mais do que apenas aquilo que seus
olhos podem alcançar, ou que seus limitados ouvidos humanos podem ouvir. Quem aprende
a observar com mais profundidade os acontecimentos do cotidiano, consegue
projetar um futuro diferente, não cometendo os mesmos erros e tolices, e,
principalmente doando-se a uma evolução muito maior.
Observar
que a vida é mais do que um amontoado de acontecimentos dispersos e vagos;
refletir que estes acontecimentos tem um motivo maior do que apenas o mero
acaso; perceber que todo acontecimento exige de nós uma ação, nem que esta seja
a simples e objetiva evolução moral.
Eis
um ensinamento e um aprendizado.
Num destes dias, na
companhia de um grande amigo.
Por Patrick René


Realmente, cada volta minha aprendo com seus belos textos!
ResponderExcluirSem palavras para tão belo ensinamento.
Parabéns e meu carinho sempre.
Jane Di Lello.