Observar, refletir, perceber: Um passo na evolução.

12:17 Equipe Das Letras 1 Comments

“Acredita-se que só ha saber pela observação, quando na verdade só se observa o que se consegue perceber.” 
(Boris Cyrulnik)

Quantas vezes temos tomado atitudes sem observar, refletir e perceber? Quantas vezes temos colaborado com os obstáculos da vida agindo como tolos, imaginando que os acontecimentos do cotidiano são frutos da coincidência?

Tenho aprendido muito sobre a importância da observação, da reflexão e principalmente da percepção. Estas três palavras, acreditem ou não, podem mudar o rumo de nossas vidas.

O problema de nós, seres humanos imperfeitos em busca de uma evolução ética e moral, é que não obstante nos negamos a observar aquilo que acontece ao nosso redor, e por isso tomamos decisões erradas, andamos por caminhos tortos, e no final o resultado é que caímos. 

A observação é a primeira etapa, quando esta é desprezada, as duas outras, reflexão e percepção, também são esquecidas, e ao serem ignoradas trazem reflexos inevitáveis e muitas vezes dolorosos a nossa existência humana.

Poderia afirmar que toda dor humana, das relações humanas, vem justamente da falta destas três etapas de análise do nosso viver cotidiano, como chamarei aqui o nosso “existir”.

Podemos afirmar sem receio, que a vida, o curso da vida é nada mais que uma sucessão de acontecimentos, muitas vezes previsíveis daquilo que será a nossa futuridade, nosso momento porvir, nosso amanha, mas que ainda assim, por teimosia, digna de nosso estado de humanidade e apego a matéria, insistimos em prosseguir, sem analisar as consequências, sob o angulo da observação, da reflexão e da percepção.

Ignoradas estas etapas do existir humano, vem as consequências de nossa negligencia. Eureca! Como nós precisamos aprender sobre o resultado de nossas inconsequências! O inconsequente precisa compreender de uma vez por todas, que todo seu insucesso é fruto de sua tolice em não observar preceitos simples, de observação, percepção e reflexão, que poderiam fazer toda diferença no curso da curta vida terrena, mudando grandes ações que podem influenciar não somente a sua vida mas a vida das pessoas que nos cercam.

Perceber. Nisto reside grande valor. Ha quem passe uma vida toda sem perceber absolutamente nada do que acontece ao seu redor. Sem perceber vivemos catatônicos em nosso casulo de ignorância e involução, negando-nos ao obvio e ao profundo, sendo almas de características superficiais que como a casa construída sobre a areia do mar, desanda com a primeira e mais pequena onda.

Perceber é a primazia da riqueza. Quem não sabe perceber os acontecimentos que nos cercam, da vida, tiram muito pouco. A percepção esta intimamente ligada ao sucesso do ser humano em sua vida terrena.

Ou quer o ser humano ter sucesso sem antes compreender que as coisas tem um motivo, e que este não pode ser ignorado simplesmente como faz a criança que vendo a televisão não nota que esta sendo chamada pela mãe. A criança esta hipnotizada pelo que assiste na televisão, já o homem ou a mulher que não tem percepção das coisas, esta hipnotizada pela ignorância essencial.

Na reflexão também a muito valor, talvez até mais do que em observar e perceber, pois é no ato de refletir que extraímos as lições e os preceitos mais poderosos da nossa existência terrena. A reflexão nos leva a perfeição, ao estado mais próximo de um humanismo voltado para as coisas dignas deste mundo.

É refletindo que evoluímos, é refletindo que crescemos, é evoluindo que aprendemos o valor das coisas e de se passar pelas coisas, e daí que percebemos que precisamos cada dia mais seguir preceitos básicos de vivência, como a simples regra de observar, refletir e perceber.

O homem que aprende a importância de observar as coisas que acontecem ao seu redor é um homem que aprendeu que a vida é mais do que apenas aquilo que seus olhos podem alcançar, ou que seus limitados ouvidos humanos podem ouvir. Quem aprende a observar com mais profundidade os acontecimentos do cotidiano, consegue projetar um futuro diferente, não cometendo os mesmos erros e tolices, e, principalmente doando-se a uma evolução muito maior.

Observar que a vida é mais do que um amontoado de acontecimentos dispersos e vagos; refletir que estes acontecimentos tem um motivo maior do que apenas o mero acaso; perceber que todo acontecimento exige de nós uma ação, nem que esta seja a simples e objetiva evolução moral.

Eis um ensinamento e um aprendizado.


Num destes dias, na companhia de um grande amigo.

Por Patrick René 

You Might Also Like

Um comentário:

  1. Realmente, cada volta minha aprendo com seus belos textos!
    Sem palavras para tão belo ensinamento.
    Parabéns e meu carinho sempre.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir