Amor,
Se a vida me desafiar? Eu acabo com ela!
Penso que aquele
que escreve nem sempre pode se dar ao luxo de ignorar algum tema por mais que
esse o incomode. Falar sobre solidão, tristeza, a morte e o morrer não fazem
parte da minha lista de assuntos que aquecem o coração, mas refletir e pensar é
preciso e como sempre digo, não dói.
Estava refletindo
sobre a felicidade e a grande possibilidade de ela ser apenas uma utopia para a
maioria absoluta das pessoas, e tentando usar um tom de eufemismo para
disfarçar a desgraça que isso significa. Penso que muitos dos que estão lento
esse texto, na verdade 90% desses, jamais conhecerão a plenitude da felicidade.
Espantoso? Sim!
A questão é que
sendo feliz ou não a vida continua, não se é permitido fazer como na
música em que o cantor dizia “parem o mundo que eu quero descer!”. Da vida
ninguém desde até que as cortinas se fechem pelo véu da morte. Ela não para,
não espera e tem pouca paciência. Não tem piedade dos que choram, aliás ela
odeia qualquer tipo de drama. Sim, para a vida, qualquer demonstração de
sentimento é drama, barato, chulo, novela mexicana. Nada mais que isso. Acho
até que a vida pesa ainda mais a mão sobre os que choram...
Mas e como não
chorar quando a tristeza chega? Sendo frio? Insensível? A vida nos diz que
coragem é um atributo indispensável para que qualquer pessoa possa enfrenta-la.
Exato! Quem terá coragem de enfrentar ela, a impiedosa e nada compreensível
vida?
Sabe quando ela nos coloca diante dos maiores desafios? Diante de nós mesmos,
de nossas complexidades, extravagancias, defeitos, em fim, tudo isso que faz
de forma insana sermos nós mesmos?
E se a outra nunca vier? Aquela que nos leva a reflexão,
que nos faz enfrentar a vida? A quem eu me refiro? A felicidade! E se ela nunca
chegar?
Acontece que a vida
é antes de tudo um grande mistério, e sendo um mistério ela não nos contará
antes do fim o que preparou para cada um de nós. Penso que a felicidade só esta
reservada para esse pequeno grupo, o dos que ousam enfrentar a vida. Não dos
que sobrevivem ou passam pela vida como meros coadjuvantes, mas para aqueles
que ambicionaram e foram protagonistas na própria existência. Se a vida me
desafiar? Eu acabo com ela!
Que a vida só
consome...
... o que a
alimenta...
Patrick M. C. René
patrick.canterville@aol.com


0 comentários: