Amor,
O que na verdade somos?
É
necessário fazer uma distinção entre as duas palavras: Move do verbo mover que
trás movimento, que redireciona, que não deixa parar. Demove, do verbo demover,
que faz desistir de algo, de uma ideia, de um objetivo.
Nosso
intelecto humano, ainda tão apegado as coisas terrenas e da matéria, que se
pauta pelas coisas que ouvimos e formamos, não por nossas faculdades, mas pelo
que nos é imposto e apresentado, encontra-se cada vez mais distorcida em
relação as varias coisas do cotidiano.
Não
enxergamos mais as pessoas pelo que realmente são, mas pelo que nossa visão
limitada nos permite ver. Perdeu-se por completo a capacidade de admirar um
coração puro ou uma alma generosa, antes nos apegamos a detalhes materiais como
as joias que se trazem penduradas ao corpo, aos aparelhos tecnológicos que se
carrega, ou, ainda pior, aos veículos que nos transportam para os mais diversos
lugares, que fazem as pessoas esquecerem muitas vezes da utilidade das próprias
pernas.
É a
imperatividade do espirito apegado ao mundo da matéria que se sobressai e toma
assim o lugar que deveria ser reservado aos olhos da alma, do coração, da
mente, que deveria ver mais além do que o estereotipo pré-concebido pelas
tendências do mundo material, mas deveria enxergar com zelo os sentimentos e os
sentidos do espírito humano que sofre.
Muitas
pessoas gemem e choram por não serem compreendidas, ou ainda por tolice maior,
por não serem aceitas dentro dos padrões pré-concebidos pelos humanos apegados
apenas as questões do mundo material, que ignoram os sentimentos para
apegarem-se ao ouro e a prata, e as coisas do gênero.
Outros
tantos sofrem, pois além de não encontrarem pessoas dispostas ao bem, e ao
cultivo universal de uma visão mais profunda do ser humano, colaboram para sua
própria destruição carnal, quando em atos suicidas, destroem seus próprios
corpos, com atitudes tolas, e que também denotam a fragilidade e involução
destes seres, tanto quanto dos anteriormente citados.
Falemos
sobre os dois tipos de pessoas: As que não possuem a mente aberta para enxergar
além das aparências, dos bens materiais e das posições que cada um exerce na
sociedade; mas também falemos dos que cooperam para sua própria autodestruição,
fazendo com seus corpos, atos de violência, que influenciam não apenas em si
mesmos mas no meio que estão colocados.
Os
primeiros que não enxergam além do corpo físico e da matéria, estão condenados
a ficarem presos entre a matéria e o mundo físico e palpável. Em geral e não
obstante, são pessoas que vivem entre relações superficiais e que não encontram
os significados da vida em lugar algum, pois o apego a matéria os impede de
observar as riquezas disponibilizadas por Deus a sua volta. Ignoram assim,
grandes amores, grandes amizades, e grandes seres que os ajudariam a evoluir, e
que também em contra partida seriam ajudados em algum ou outro ponto.
Como
pode uma pessoa que busca o amor encontra-lo se em sua busca não é capaz de
reparar na profundidade de um ser, mas apenas na superficialidade da matéria
que o acompanha, ou da forma física que o outro toma. Exemplificando: como
poderá a pessoa encontrar o amor que busca no peso certo, na cor e no brilho
dos cabelos, na macies da pele, mas que se esquece do brilho dos olhos e do
calor do coração?
De
outro lado, esta aquele a quem Deus por sua infinita bondade concedeu dons e
talentos e permitiu a fineza do intelecto, mas que ainda assim, ignorando todas
estas bênçãos, prefere render-se aos convites do mundo, preterindo sua
sabedoria e seu conhecimento. Alguém assim pode ser comparado ao suicida que em
um total ato de desamor a vida, julga-se capaz e pressupõe-se a tal ponto de
dar cabo da própria existência. Ora. Alguém que não cuida do próprio corpo, não
pode ser comparado ao suicida?
Não
se esta aqui dizendo que o cuidado com o corpo tem a ver com os padrões
estabelecidos pelo mundo cego da matéria, mas sim aos padrões de saúde,
bem-estar, qualidade de vida e capacidade de uso do corpo físico para realizar
o bem. Ou tem maiores chances de fazer o bem aquele que encontra-se prostrado
em um leito, ante o que goza de boa saúde e condição física de praticar atos de
bondade?
Aos
dois é necessária e indispensável a evolução, sendo que os primeiros são em
grande maioria, encontram-se com os olhos vendados, e não buscam de forma
alguma encontrar a visão aprofundada que fora perdida pelo passar do tempo e
pelas influencias do mundo da ganância e da falta de espirito servil.
Anima-te
a ver as pessoas com mais profundidade, a procurar nelas a beleza que emana do
coração, do fundo dos olhos, das profundezas da alma.
Anima-te
a cuidar de ti mesmo, de tua saúde, de tua alimentação, de teu próprio corpo
carnal, para que assim, possas servir mais e melhor quando for certo o momento.
A
todos é facultado o poder e o direito a mudança. Em todos os aspectos e
sentidos. Mudança de pensamento e mudança de hábitos e ações. Mudança de
mentalidade, de forma de observação. É na mudança de hábitos e de formas de
vivencia que encontramos a evolução do espirito em relação a mateira. É na
mudança positiva e gradual que mais nos aproximamos de Deus.
Mude
e ajude outros a mudarem também. Cuide-se e ajude outros a cuidarem-se também.
Haja e estimule outros a agirem também. Sua ação pode ter duas ações: Positiva
ou negativa, você pode escolher.
É
mudando que se caminha para a luz. É na luz que se aprende a amar. É amando que
nos tornamos a própria luz.


" É mudando que se caminha para a luz. É na luz que se aprende a amar. É amando que nos tornamos a própria luz."
ResponderExcluirPalavras encantadoras Patrick René!
Cada volta em teu blog é só felicidade.
Mimos de luz para você,
Jane Di Lello.