Dor

SOFRIMENTO NÃO SE MEDE.

10:43 Equipe Das Letras 5 Comments


Que é o sofrimento a final, se não uma forma de se observar um determinado assunto ou acontecimento? Sofrimento é questão de ponto de vista e nada mais. O que encontra-se sozinho pensa estar sofrendo, enquanto aquele que mesmo acompanhado não encontra amor nos que o cercam também. A pessoa acometida por uma forte dor de cabeça pensa estar sofrendo tanto quanto pensa sofrer a que acaba de descobrir um tumor cerebral. Mas a final, de onde vem o sofrimento? O que de fato é sofrer?
Penso que o sofrimento é algo impossível de se descrever, é individual, singular, o que para mim é mero fricote para outro é terrível tormento. O problema do sofrer está em quando nosso sofrimento se sobrepõe ao sofrimento do próximo e nos impede de prestarmos-lhe auxílio. O que sofre de solidão, sofre, mas sofre menos o que amputado não consegue se locomover. É verdadeira essa afirmativa para quem observa de fora, claro que sim. Mas então, como aliar os tipos de sofrimento e torna-los em alivio? Ora, se o que sofre de solidão ajudar o que amputado encontra-se impossibilitado de se locomover, ganha o solitário companhia e o amputado auxílio. Na verdade para o sofrimento a cura é a reflexão, de em meio a dor, encontrar amor para aliviar o próprio sofrimento através da solidariedade.
É bem verdade quem nem sempre a solidariedade pode curar todas as dores, mas pode curar a maioria delas. Se aquele que sofre compreende que existem outro no mesmo espaço temporal sofrendo mais do que ele, então compreende que seu sofrimento, ainda que doloroso, pode juntar forças para aliviar o sofrimento de outra pessoa, assim, curam-se as dores de dois indivíduos, do que ajuda e do que é ajudado. Ao que ajuda pois compreende que a dor varia muito e que a sua na verdade nem era tão grande; já ao que foi auxiliado, compreende que é preciso humildade para receber ajuda, exercitando o altruísmo e assim tornando-se uma pessoa melhor. Ganham os dois. Evoluem os dois.
O grande problema é que quando padecemos, sofremos dos olhos. Sim. Ficamos tão obcecados em nosso casulo de autopiedade que nos esquecemos de olhar em volta, de perceber as coisas, e perceber, no caso de quem sofre, é primordial, pois uma vez que encontra-se impossibilitado de perceber as dores alheias, concentrando-se apenas em sua própria dor, afunda-se cada vez mais em seu egocentrismo, e ao invés de ganhar força propulsora que advém da caridade e do amor, ganha apenas rancor e ódio para continuar sofrendo.
Hoje me percebi com o coração dolorido, pesaroso, querendo sentir-se abatido, iniciei esse texto para queixar-me, dizer da minha tristeza. Então pensei que apenas espalhar palavras tristes e queixas não faria bem a ninguém. Olhei para a rua, vi um cachorro faminto a caminhar, dei de beber e comer ao animal, sentei-me sobre a sombra de uma árvore e pus-me a escrever.  O coração ainda dói, mas quando a dor é útil, então, e só então, ela é aliviada.
A dor ainda dói. Continuará doendo. Mas se foi útil, não foi em vão. E nada na vida é ou deve ser em vão.
Texto: Patrick René - contato@patrickrene.com.br
Edição: Bianca de Lucca - bianca.delucca@patrickrene.com.br 

You Might Also Like

5 comentários:

  1. Texto maravilhoso! Expressa muito bem o que eu também penso. Para mim a cura de tudo é o amor. E claro que solidariedade é uma forma de amor! Parabéns, Patrick!

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei com seu texto, pois eu era egoísta, me fechava em meu casulo e vivia meu sofrimento e alimento um ódio contra o mundo. Mas quando percebi que existem pessoas que sofrem o tanto quanto eu, pelo mesmo problema ou semelhantes, passei a compartilhar minha dor para tentar ajudar essas pessoas que também sofrem, à talvez minimizar um pouco daquele sofrimento.
    E sempre quando penso a voltar a ser egoísta como antes, lembro do quanto minha dor e meu sofrimento é útil de alguma forma para alguém.
    Parabéns pelo texto incrível!

    ResponderExcluir
  3. Patrick, seus textos são maravilhosos!!
    Sobre a dor: cada um a sente de um jeito e cada um leva pra vida de um jeito. Como amigos só podemos amenizar com presença e amor e não medindo a dor.
    Um beijo ♥

    ResponderExcluir