Do ato de aprender!
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende
o que ensina.”
(Cora Coralina)
Algumas coisas na vida, necessariamente, deveriam ser mais
fáceis do que de fato o são. Uma delas, e, preciso externar, é o que defino
como “arte de aprender”. Há quem passe pela vida sem nunca ter aprendido
absolutamente nada. Sim! Aprender é também um dom. De ouvir o que ninguém ouve,
de sentir o que poucos sentem, de deixar falar à voz que trás o conhecimento,
de estar aberto ao novo, de ser livre de pré-conceitos.
Só pode se considerar uma pessoa feliz, aquela que recebeu,
não de Deus, mas de si mesmo, o dom de aprender. Enquanto tantos estão
acastelados em suas convicções, em seus saberes, em suas teses, outros estão
aprendendo que pensar não dói, e, aprender também não. O fato é que para
aprender é preciso ouvir, aprendi isso essa semana. Não se aprende falando,
assim como o pão não cresce sem fermento. Aprende-se ouvindo. Mas não o ato
frio de permitir ao cérebro que processe o som, não, ouvir com despudor.
Explico!
Ouvir vem do latim “Audire”,
significa escutar. Já “Auscultare” é
ouvir, com atenção. O problema hoje em dia é que apenas ouvimos, pois em nossa prepotência,
muitas vezes, acabamos achando que sabemos demais para ouvir com atenção. Sendo
assim, aprender é o exercício do dom de ouvir!
Contudo, confesso que ouvir não é fácil, mas é muito mais
produtivo. Quem ouve, capta, compreende, e, então, aprende. Aprender é o
exercício da humildade, pois sem este predicado essencial, o ser humano ainda
que vivo, estará completamente morto.


O grande mestre Rubem Alves ja afirmava: Precisamos praticar mais "escutatória". Falar é facil, ouvir é para poucos.
ResponderExcluirBelo texto irmao de alma
Com carinho
José Carlos Bortoloti
www.epensarnaodoi.blogspot,com.br
Lindo!
ResponderExcluirSUPIMPA!!!
ResponderExcluirParabéns Príncipe Patrick!!!
Jane Di Lello.