Do ato de aprender!

07:16 Equipe Das Letras 3 Comments

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
(Cora Coralina)


Algumas coisas na vida, necessariamente, deveriam ser mais fáceis do que de fato o são. Uma delas, e, preciso externar, é o que defino como “arte de aprender”. Há quem passe pela vida sem nunca ter aprendido absolutamente nada. Sim! Aprender é também um dom. De ouvir o que ninguém ouve, de sentir o que poucos sentem, de deixar falar à voz que trás o conhecimento, de estar aberto ao novo, de ser livre de pré-conceitos.

Só pode se considerar uma pessoa feliz, aquela que recebeu, não de Deus, mas de si mesmo, o dom de aprender. Enquanto tantos estão acastelados em suas convicções, em seus saberes, em suas teses, outros estão aprendendo que pensar não dói, e, aprender também não. O fato é que para aprender é preciso ouvir, aprendi isso essa semana. Não se aprende falando, assim como o pão não cresce sem fermento. Aprende-se ouvindo. Mas não o ato frio de permitir ao cérebro que processe o som, não, ouvir com despudor. Explico!

Ouvir vem do latim “Audire”, significa escutar. Já “Auscultare” é ouvir, com atenção. O problema hoje em dia é que apenas ouvimos, pois em nossa prepotência, muitas vezes, acabamos achando que sabemos demais para ouvir com atenção. Sendo assim, aprender é o exercício do dom de ouvir!


Contudo, confesso que ouvir não é fácil, mas é muito mais produtivo. Quem ouve, capta, compreende, e, então, aprende. Aprender é o exercício da humildade, pois sem este predicado essencial, o ser humano ainda que vivo, estará completamente morto. 

You Might Also Like

3 comentários:

  1. O grande mestre Rubem Alves ja afirmava: Precisamos praticar mais "escutatória". Falar é facil, ouvir é para poucos.

    Belo texto irmao de alma

    Com carinho

    José Carlos Bortoloti
    www.epensarnaodoi.blogspot,com.br

    ResponderExcluir
  2. SUPIMPA!!!
    Parabéns Príncipe Patrick!!!
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir