Deve haver alguma coisa que ainda te emocione! [2]
![]() |
| Padre Léo e Monsenhor Jonas Abib - Grandes Homens. |
( A. Rimbaud)
O trecho é de um livro de Arthur Rimbaud,
poeta francês, nascido em 1854, e que ainda hoje, transmite com a máxima
profundida a essência daquele que escreve, que vive, que desperta.
Assim como a leitura, a escrita também exige
certo regramento, uma vez que desprezadas as regras, perdemos em qualidade, e
tanto para quem escreve, como para quem lê, essa perda é imensurável. O leitor
e o escritor devem ser regrados, os que aspiram o posto de escritor, devem
zelar essas regras com ainda mais afinco, eu, me encaixo no segundo caso. Esse
prólogo faz-se necessário como uma explicação para o texto que escrevo. Peço
perdão por antecedência.
Aqueles que me conhecem, sabem de um projeto
que tenho, um livro, que deve falar sobre a escala da mediocridade humana. Um
sábio amigo, de intelecto invejável, perguntou-me: A escala da mediocridade
humana? Acaso os animais também são medíocres? Respondi prontamente que não!
Faço questão de frisar sempre que a mediocridade é humana, para que não
atribuam algo tão pérfido aos animais, nem em pensamento. Uma pessoa medíocre
deveria fazer de tudo para se parecer com um animal, pois animal algum, do mais
complexo ao rastejante verme, possui essa característica abominável.
Voltando ao motivo do texto, encerrei,
recentemente, mais um ciclo de aprendizado sobre a mediocridade humana, mas,
confesso que frustrado. Esperava encontrar em minha caminhada, níveis mais
elevados deste estado humano, pois trata-se de um estado, e não de uma
condição, a condição é imposta, o estado de mediocridade é uma escolha do seu
portador. Sim, portador, pois o medíocre tem a escolha de sê-lo ou não.
Me frustrei pois a mediocridade inicial,
como me refiro aos medíocres menos elaborados, os mais mesquinhos, e também
mais comuns eu já conhecia, pensei que encontraria novos níveis desse estado,
mas não obtive sucesso. Os mesmos hábitos, jogos fétidos, sem nenhuma
elaboração mais calculada. Mediocridade comum é a pior forma de mediocridade,
pois é simples, e quando estamos nos dedicando a estudar um estado humano já
baixo e rasteiro, quando este ainda é simplificado, o objeto de estudo torna-se
ainda pior.
Quem nunca conviveu com uma pessoa
manipuladora? Entretanto existem os bons manipuladores, aqueles que usam de sua
astúcia, e inteligência calculada, e aqueles que são simplesmente desprovidos
de caráter e deixam este estado humano ser preponderante em suas interações.
Encontrei apenas os do segundo exemplo. Uma lástima.
Uma amiga me disse que estou ficando
rabugento, mas, será difícil encontrar alguém que seja medíocre mas que ainda
assim seja inteligente? Os leitores devem concordar que ser medíocre e “burro”
é demais, para qualquer pessoa. Ainda assim, insisto, penso que outras pessoas,
deveriam se engajar no estudo da mediocridade humana, é uma fonte de pesquisa
inesgotável, mas algumas vezes enfadonha.
O dicionário da como antônimo de medíocre as
palavras grandioso e notável, então vamos ao grandioso... Precisava aqui, de um
espaço para escrever sobre duas pessoas que engrandecem a vida de qualquer ser humano, uma já em memória, o querido Padre Léo, falecido, mas de um legado gigantesco,
e seu amigo, Monsenhor Jonas Abib, ambos da comunidade Canção Nova, que são o
oposto da mediocridade.
Ao pesquisar tanto a mediocridade, percebi
que ela só pode ser combatida com a sabedoria de almas grandiosas, como a
destes dois mestres, de almas imensas, de legados gigantescos, como Padre Léo e
Monsenhor Jonas Abib, por isso, deixo aqui dois links, para não cairmos na
mediocridade, dois vídeos, para serem vistos na sequencia, um com a última pregação
do Padre Léo antes de morrer, dando um banho de sabedoria, e outro, bem, o
outro, você assiste depois, tenho certeza que vai se emocionar, a final: Deve
haver alguma coisa que ainda te emocione!
Veja na sequencia:


As suas palavras poeta amado são impregnadas de vibrações, por isso cada volta eu teu belo blog são aprendizados.
ResponderExcluirParabéns pelo maravilhoso texto!
Que nosso Criador lhe abençoe eternamente.
Mimos e BeiJanes da amiga que te admita e ama.
Jane Di Lello.