alma,

Quanta falsidade!

16:29 Equipe Das Letras 1 Comments


Então você acorda pela manhã, passa um delicioso Café Bom Jesus, que é o café da Serra Gaúcha, e abre seu Facebook. Pronto! Você vê o mais alto índice de falsidade por segundo da “Face” da terra! Explico:
A grande maioria das pessoas, cerca de 80% não esta satisfeita com a própria vida. 92% tem algum tipo de problema para resolver durante a semana, e 70% das pessoas estão preocupadas ou aflitas por algum motivo. Outros 80% tem algum problema familiar, e bem, no Brasil atual, considerando a porcentagem das classes econômicas, 85% tem algum tipo de problema financeiro de médio a grave. Mas o que mais me assusta, é que em média, 88% das pessoas com quem você que esta lendo este artigo convive, tem Facebook, e bem, lá, nenhuma delas tem problema algum!
O Facebook faz milagres! Na rede social americana todos são felizes, encontraram a sua xangri-lá, imaginada pela mente genial do escritor James Hilton e descrita como o paraíso em sua obra “Horizontes Perdidos”. Na rede do Sr. Zuckerberg, todos são ricos, vivem em plena paz e harmonia, dão conselhos de Buda, Ghandi, Cristo, dos gurus indianos, e posso ouvir muitos cantarem  Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna, Krishna, Hare, Hare...” em tom de mantra, tamanha sua paz e felicidade. Ou deveria dizer: Tamanho seu cinismo e falsidade?
Nem é por mal, a maioria apenas segue o ritmo, a tendência, e a bem da verdade vivemos a era da ostentação, onde é preciso ostentar, mesmo que não se tenha nada para ostentar. Hoje ninguém tem se quer a chance de manter um relacionamento mais chegado, pois sempre que se pergunta como alguém esta, a resposta quase sempre é: “bem”. A história entretanto nos mostra que a pouco mais de um século, a tendência era de compartilhar os problemas, onde amigos vinham de longe apenas para oferecer consolo, bem, isso não significa que naquela época não existissem pessoas falsas, sim, muitas, mas havia verdade até na falsidade. Hoje é tudo mentira!
A prova de que no século passado os problemas e as desventuras da vida eram expostas, é o fato de que as viúvas e os filhos guardavam luto usando roupas pretas por no mínimo um ano, mostrando assim, ainda que em um simbolismo, que não, as coisas não estavam bem. Em tempos um pouco mais remotos, por volta do Século XVI quando uma plantação não vingava ou havia um drama familiar, as vítimas deste problema rasgavam suas vestes e depois vestiam roupas feitas de sacos, mostrando novamente que sim, haviam problemas.
Hoje temos uma sociedade tão desprezível, que temos pessoas em casa passando fome, mas caminhando pelas ruas com sacolas da Channel, entrando em taxis até duas quadras a frente, onde as pessoas já não a conhecem para tomar o ônibus e dormir sem comer, pois as duas quadras de taxi lhe custaram a mortadela e o pão do dia seguinte. E não, eu não estou exagerando!
Conhecer alguém por seu perfil no Facebook é como comprar comida pelo telefone, você nunca sabe realmente o que vai comer até que a comida chegue. É incerteza total. A moda é estar sempre bem, sempre feliz, jamais triste. Quando alguém posta na rede social “sentindo-se feliz”  ganha três “curtidas”, mas se ela postar “sentindo-se triste” logo ganha “oitocentas curtidas” e mais de duzentos comentários perguntando o que aconteceu, pois para que alguém diga em público nos dias de hoje que sente-se triste é por motivo de morte ou doença terminal na família. Todos ficam espantados. Comentam em tom ofegante: “você viu que a fulana disse que está triste, será que alguém morreu?”  - Não! Eu não estou exagerando!
Ninguém sofre na internet, todos cantam “que o natal existe, que ninguém é triste, que no mundo há só amor...”  Mas bem, deixe que eu lhes conte um segredo: As redes sociais são o melhor espelho da alma da nossa sociedade, e bem, vou lhe contar mais uma coisa: A sociedade esta podre!
Valores, amor, amizade, generosidade, fraternidade? Palavras que se vê apenas nos cartazes de escola infantil, em tempos de páscoa ou natal. Na vida real a palavra é uma só: Falsidade.
A propósito, meu blog não é maravilhoso?!

contato@patrickrene.com.br 

You Might Also Like

Um comentário:

  1. Feliz, abençoada e privilegiada é a pessoa que tem a chance da liberdade de expressão.
    Os poetas... ah!…os poetas!
    Amo-vos, poetas!
    Amo-vos porque expressais em belos vocábulos a alegria descontente de um amor, a falsidade dos ditos humanos sem juízo.
    Amo-vos, poetas!
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir